Os 27 filmes de terror mais pesados e assustadores


Selecionamos os filmes de terror mais pesados de todos os tempos: dos atuais aos clássicos do gênero. Algumas histórias são realmente perturbadoras. Você está preparado?

Boa Noite, Mamãe (2014)

Em "Boa Noite, Mamãe", Lukas e Elis, dois irmãos gêmeos de nove anos, residem em uma casa isolada da cidade. Após a volta da mãe de uma cirurgia plástica, com o rosto oculto por ataduras, surge uma aura de mistério. Suspeitando da mulher que afirma ser sua mãe, os irmãos iniciam uma trama psicológica fascinante e aterrorizante, revelando camadas profundas de suspense e intriga.

Disponível em: Apple TV

Boa Noite, Mamãe (2014)

Fale Comigo (2023)

Do aclamado estúdio cinematográfico A24, o filme “Fale Comigo” se tornou instantaneamente um clássico contemporâneo do gênero de terror em anos recentes. Na trama, um grupo de jovens, durante uma festa, decide desafiar o desconhecido ao tentar se comunicar com espíritos por meio de uma mão embalsamada. Contudo, o que deveria ser uma experiência intrigante rapidamente se transforma em uma espiral fora de controle, desencadeando uma série de eventos aterrorizantes.

Disponível em: Amazon Prime

Fale Comigo (2023)

Mártires (2008)

Quinze anos após ser sequestrada e submetida a terríveis torturas, Lucie está disposta a se vingar dos seus torturadores.

Um crítico do jornal britânico Telegraph alerta: "Você realmente não precisa ver isso". Cenas de automutilação, massacre, tortura... Difícil descrever um filme tão perturbador, cruel e intenso quanto esse gore francês, sem dúvida um dos melhores representantes do gênero já produzidos.

Mártires

O Exorcista (1973)

O Exorcista conta a história de uma menina de 12 anos que é possuída por uma força demoníaca. O longa é um legítimo clássico do cinema de terror e é considerado por muita gente o filme mais assustador de todos os tempos. Algumas cenas são verdadeiramente perturbadoras e muito pesadas, mesmo para os padrões atuais.

Disponível em: HBO Max

O Exorcista

As Fitas de Poughkeepsie (2009)

As Fitas de Poughkeepsie é um falso documentário em que o telespectador acompanha as atrocidades cometidas por um assassino em série. O enredo é construído em cima da descoberta, por parte do FBI, de centenas de fitas contendo cenas macabras de tortura, mutilações e assassinatos. O filme é bastante pesado e chegou a ser proibido nos EUA e em outros países por suas cenas de terror gráfico realistas e violência extrema.

As Fitas de Poughkeepsie

O Ritual (2011)

Michael Kovak é um seminarista que tem uma perspectiva cética da religião e, por isso, pretende deixar a igreja. No entanto, após receber um convite para estudar o exorcismo no Vaticano, ele começa a mergulhar num lado mais obscuro da religião. Com a experiência do padre Lucas, ele passa a refletir mais sobre a existência do diabo. Um filme misterioso e assustador para quem adora o tema exorcismo.

Disponível em: Apple TV

O Ritual

Grotesque (2009)

Sem uma razão aparente, um casal é sequestrado e submetido às piores torturas físicas e psicológicas imagináveis. Não há muita história além disso. É tortura, sangue e violência gratuita, na linha de Jogos Mortais e O Albergue - só que ainda mais pesado.

O filme é tão pesado que foi proibido pela Agência Britânica de Cinema, que alegou o seguinte: “Grotesque apresenta narrativa mínima, assim como desenvolvimento dos personagens, e apresenta ao público com mais que um cenário implacável de humilhação, brutalidade e sadismo".

Grotesque

O Albergue (2005)

Dois amigos curtem a vida adoidado viajando pela Europa. Um islandês se junta à trupe no meio do caminho. Em Amsterdã, eles combinam os próximos passos na capital da Eslováquia, onde esperam encontrar muita diversão e belas garotas. Não podiam imaginar que lá se deparariam com o pior de seus pesadelos…

O filme pertence ao subgênero gore, caracterizado por cenas excessivamente nojentas. Além disso, o longa é conhecido por sua violência extrema e cenas de tortura. Leva o nome de Quentin Tarantino na coprodução.

Disponível em: Netflix

O Albergue

Hereditário (2018)

Eventos sobrenaturais começam a acontecer na família Graham após a morte da matriarca. Sua neta, Charlie, é a mais afetada. Aos poucos, muitos segredos sombrios do passado da família começam a vir à tona.

Hereditário é um dos filmes de terror mais comentados e elogiados dos últimos tempos. Segundo o jornal norte-americano USA Today, Hereditário é o filme mais aterrorizante do ano de 2018.

Disponível em: HBO Max

Para ver Hereditário, você pode assinar a HBO Max aqui.

Hereditário

Huesera (2022)

O filme de terror mexicano “Huesera” recebeu grande aclamação da crítica especializada e dos fãs do gênero de terror. Na história, Valeria e Raul estão esperando o seu primeiro filho, mas a mulher está sendo atormentada por visões sinistras e sobrenaturais. Uma entidade conhecida como La Huesera pode estar por trás das bizarras visões e desconfortos da gestante.

Disponível em: Amazon Prime

Huesera (2022)

X: A Marca da Morte (2022)

Um dos filmes de terror mais comentados dos últimos tempos, o slasher “X: A Marca da Morte” conta a história de um grupo de jovens que vão para uma propriedade rural com a finalidade de gravar um filme adulto. No entanto, um casal de idosos que os recepcionam esconde segredos macabros e coloca a vida de todos da equipe em risco.

Disponível em: Amazon Prime

X: A Marca da Morte (2022)

Raw - Cruel (2017)

Uma jovem universitária passa por um trote e é obrigada a comer carne, apesar de ser vegetariana. Quando ela come, começa a desenvolver uma vontade descontrolada de comer carne crua.

Esse filme de terror, da diretora Julia Ducournau, coloca o canibalismo em cena com momentos pesados de terror. Muitas pessoas chegaram a desmaiar ao ver o filme nos cinemas.

Filme Raw

Suspiria (1977)

Um clássico italiano com efeitos visuais que colaboram para aumentar a tensão no filme. Uma jovem vai para um alojamento de meninas com a intenção de começar seus estudos em dança numa academia especializada. Entretanto, eventos sinistros começam a acontecer, jovens começam a desaparecer e logo se percebe que há algo muito errado naquele local.

Um filme que envolve bruxaria e muito suspense. Inova ao usar a fotografia e a iluminação de modo a criar um clima de terror durante todo o filme.

Disponível em: Prime Video

Suspiria

A Morte do Demônio (2013)

Esse longa é a nova versão do clássico dos anos 80 Evil Dead. Viciada em drogas, Mia vai acompanhada do irmão e alguns amigos à cabana da família. A ideia é passar uma temporada em isolamento para tentar se livrar do vício. Porém, o grupo passa a ser atormentado por uma estranha maldição. Para quem curte terrorzão mais trash, com cenas bem nojentas e horripilantes, esse filme é a escolha perfeita.

Disponível em: HBO Max

A Morte do Demônio

Abismo do Medo (2005)

Abismo do Medo é a história de um grupo de amigas que saem de viagem e, apaixonadas por aventuras, decidem explorar uma caverna. Mas o que elas não sabem é que essa caverna, até então inexplorada, reserva segredos aterrorizantes. Prepare-se: o filme é angustiante, tenso, claustrofóbico. Muito claustrofóbico!

Disponível em: Amazon Prime

Abismo do medo

Corrente do Mal (2014)

Esse filme traz em seu roteiro algo bastante original. A boa e velha maldição dos filmes de terror não está numa casa, num objeto ou numa pessoa específica, mas é algo que pode ser transmitido através do sexo, como uma DST. Elogiado pela crítica, o filme mantém um clima de tensão e suspense do início ao fim.

Disponível em: Netflix

Corrente do Mal

Os Estranhos: Caçada Noturna (2008)

Um casal vai para a casa de campo da família para descansar. Mas logo estranhos acontecimentos começam a perturbá-los. Três pessoas mascaradas chegam para atormentá-los e, quanto mais eles demonstram medo, mais os estranhos parecem gostar de assustá-los.

Um filme que você não vai gostar de assistir quando estiver sozinho em casa! É daqueles filmes assustadores que você pensa: "ei, isso poderia acontecer em qualquer lugar, com qualquer um...".

Disponível em: HBO Max

Os estranhos

Babadook (2014)

Enquanto uma mulher viúva lida com um trauma do passado, seu filho de seis anos é atormentado por pesadelos assustadores. Mas as coisas pioram quando o menino encontra um misterioso livro na estante de casa sobre um personagem chamado Sr. Babadook. O clima de suspense e terror psicológico é realmente um ponto forte desse filme.

Babadook

A Entidade (2012)

Uma família se muda para uma casa isolada. Casa nova, vida nova. Mas o otimismo da mudança é interrompido por uma descoberta macabra no sótão: uma caixa contendo filmes antigos com cenas de assassinatos brutais. Intrigado, o pai começa a investigar, sem saber que está mexendo com assuntos bem perigosos. Apesar dos clichês, uma coisa é certa: o filme é tenso e dá bastante medo.

Disponível em: Amazon Prime

A Entidade

Invocação do Mal (2013)

Uma família se muda para uma mansão situada num local isolado. Aos poucos, acontecimentos perturbadores vão tornando a vida da família insuportável. Os investigadores paranormais Lorraine e Ed Warren são chamados para ver o que está acontecendo.

Invocação do Mal, primeiro filme da famosa franquia de terror, promete cenas de terror sobrenatural de tirar o fôlego. O filme é baseado numa história real.

Disponível em: HBO Max

Invocação do mal

A Bruxa de Blair (1999)

Um grupo de estudantes de cinema entra numa floresta nos arredores de uma pequena cidade no Maryland (EUA) para investigar a famosa lenda de uma bruxa. A ideia é que a incursão na sombria floresta resulte num documentário. Mas ao longo dos dias coisas sinistras começam a acontecer e o desespero vai tomando conta dos jovens.

A Bruxa de Blair foi uma sensação no final dos anos 90. Isso porque o filme, idealizado como um falso documentário, fez muita gente acreditar que as cenas ali mostradas são reais. O filme é bastante eficaz em construir uma atmosfera de medo e desespero sem apelar para o terror gráfico.

Disponível em: Star+

A Bruxa de Blair

O Exorcismo de Emily Rose (2005)

A vida de uma estudante universitária muda quando a garota começa a ser atormentada por alucinações. Além das alucinações, Emily começa a agir de forma estranha, como se estivesse possuída por forças diabólicas. Sem saber como lidar com isso, ela aceita ser submetida a um processo de exorcismo.

O filme é bem aterrorizante e garante bons sustos. Dá ainda mais medo pensar que o longa é baseado numa história real ocorrida na Alemanha, em meados dos anos 70.

Disponível em: HBO Max

O Exorcismo de Emily Rose

Veja também: Filmes de terror na Netflix em 2021: os melhores e mais assustadores

A Hora do Pesadelo (1984)

Esse filme atormentou as noites da criançada (e dos adultos!) ao longo dos anos 80. É um super clássico do terror, com um dos personagens mais famosos do gênero: Freddy Krueger. A história se passa numa pequena cidade norte-americana, onde um grupo de adolescentes passa a ser atormentado por pesadelos horripilantes - e bastante reais.

A grande jogada desse filme é trabalhar com o limite entre sonho e realidade. As situações de perseguição e suspense, além da imagem deformada de Freddy, garantem bons sustos.

Disponível em: HBO Max

A Hora do Pesadelo

Poltergeist - O Fenômeno (1982)

Super clássico do gênero, Poltergeist gira em torno de uma família aterrorizada por espíritos agressivos. A coisa se complica quando a pequena Carol Anne é raptada e aprisionada numa outra dimensão. O filme, cujo roteiro é assinado por Steven Spielberg, teve 3 indicações ao Oscar. Ganhou uma refilmagem em 2015.

Algumas das cenas de Poltergeist, como a do palhaço, estão entre as mais famosas de toda a história do cinema de terror.

Disponível em: HBO Max

Poltergeist

A Visita (2015)

Dois irmãos vão passar uma semana na casa dos avós, que vivem numa fazenda isolada. No início, tudo vai bem. Mas com o passar dos dias as crianças começam a notar coisas estranhas no comportamento dos idosos.

Do mesmo diretor de O Sexto Sentido (M. Night Shyamalan), o filme consegue criar suspense e tem cenas bem bizarras e desconfortáveis.

A Visita

Sobrenatural (2010)

O primeiro filme da franquia traz um enredo bem clássico: uma família se muda para uma nova casa e coisas estranhas começam a acontecer. O filho de Josh e Renai sofre um acidente e entra em coma. Aos poucos, porém, nota-se que a criança não está exatamente em coma. Embora não seja um dos melhores do gênero, o filme consegue criar uma atmosfera de terror e suspense e dar bons sustos.

Disponível em: HBO Max

Sobrenatural

Ringu - O Chamado (1998)

Ringu é um dos responsáveis por dar fama mundial ao terror japonês. O filme conta a história de uma jornalista que acaba caindo numa trama macabra ao investigar a morte de algumas pessoas, inclusive a sua sobrinha. Ela descobre que essas pessoas morreram após assistir a uma fita de vídeo - fita que ela acabou de assistir…

O filme é bem elogiado pelos amantes do gênero e chegou a ganhar um remake em 2002.

Disponível em: Amazon Prime e Looke

Ringu

Veja também: