Todos os anos a população mundial tem um aumento considerável. Segundo a ONU, a previsão para 2050 é que seremos cerca de 9,8 bilhões de habitantes no planeta. E onde a maioria dessas pessoas vai viver? Nas grandes cidades, claro!
Na definição de cidade, usamos o conceito de aglomeração urbana, que diz respeito à extensão da área construída. Esse conceito é usado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e no relatório “Demografia das Áreas Urbanas do Mundo", divulgado anualmente pelo centro de estudos americano Demographia.
Ou seja: nossa lista não foi feita com base na população dos municípios, definidos por seus limites político-administrativos. O conceito de aglomeração urbana nos dá uma ideia muito mais real do tamanho de uma cidade em termos populacionais.
20. Buenos Aires (Argentina)
- População (aglomeração urbana): 15,1 milhões
- População (município): 3 milhões
- Tamanho: 3.212 km²
- Densidade: 4.700 pessoas por km²
Localizada no estuário do rio da Prata, a área metropolitana de Buenos Aires é a segunda maior da América do Sul e a terceira da América Latina. Trata-se da única metrópole do país. É, ao mesmo tempo, centro cultural, político e econômico.
19. Calcutá (Índia)
- População (aglomeração urbana): 15,2 milhões
- População (município): 4,5 milhões
- Tamanho: 1.347 km²
- Densidade: 11.300 pessoas por km²
Começamos pela terceira maior cidade da Índia. Sim, ainda faltam mais duas aqui no ranking. Às margens do rio Hooghly, Calcutá está situada na região leste do país, próxima à fronteira com Bangladesh. É conhecida como a capital cultural do país. Sua arquitetura ainda preserva traços do período em que a cidade era a capital da Índia Britânica.
18. Los Angeles (EUA)
- População (aglomerado urbano): 15,4 milhões
- População (município): 4 milhões
- Tamanho: 6.299 km²
- Densidade: 2.300 pessoas por km²
Lar das estrelas de Hollywood, a área metropolitana de Los Angeles apresenta uma das menores densidades demográficas do mundo. Uma característica da cidade é sua grande diversidade cultural.
17. Bangkok (Tailândia)
- População (aglomeração urbana): 16 milhões
- População (município): 8,3 milhões
- Tamanho: 3.043 km²
- Densidade: 5.300 pessoas por km²
Bangkok teve um crescimento enorme a partir da década de 1960, sendo alvo de investimentos econômicos que atraíram grandes multinacionais. O resultado disso é hoje ser das maiores e mais influentes cidades do Sudeste Asiático.
16. Moscou (Rússia)
- População (aglomeração urbana): 16,5 milhões
- População (município): 12,4 milhões
- Tamanho: 5.698 km²
- Densidade: 2.900 pessoas por km²
A principal cidade russa é considerada a megacidade mais ao norte do planeta e, pela revista Forbes, é o lar de uma grande comunidade de milionários.
15. Cairo (Egito)
- População (aglomeração urbana): 16,9 milhões
- População (município): 9 milhões
- Tamanho: 1.917 km²
- Densidade: 8.800 pessoas por km²
A capital do Egito é a maior cidade da África e do Mundo Árabe. Situação bastante apropriada para uma cidade cujo nome significa “vencedor” ou “conquistador”.
14. Osaka-Kobe-Kyoto (Japão)
- População (aglomeração urbana): 17,1 milhões
- População de Osaka: 2,7 milhões
- Tamanho: 3.004 km²
- Densidade: 5.700 pessoas por km²
A aglomeração urbana das cidades de Osaka, Kobe e Kyoto teve origem na Era Edo, que durou de 1603 a 1668. É uma das áreas no Japão onde melhor se podem observar as construções antigas convivendo com a arquitetura moderna.
13. Dkaka (Bangladesh)
- População (aglomeração urbana): 18,6 milhões
- População (município): 9 milhões
- Tamanho: 453 km²
- Densidade: 41.000 pessoas por km²
Situada no centro de Bangladesh, a capital abriga boa parte da população do país e é conhecida como a “Cidade das Mesquitas”. Chama a atenção o fato de abrigar tanta gente num território que não é tão grande assim. Isso faz com que Daca seja, de longe, a cidade com maior densidade demográfica do mundo!
12. Pequim (China)
- População (aglomeração urbana): 19,4 milhões
- População (município): 11,8 milhões
- Tamanho: 4.144 km²
- Densidade: 4.700 pessoas por km²
A última das grandes capitais antigas da China, Pequim tem mais de 3.000 anos de existência e permanece como o centro do poder político, cultural e educacional do país.
11. Guangzhou-Foshan (China)
- População (aglomeração urbana): 20,1 milhões
- População de Guangzhou: 13 milhões
- Tamanho: 3.885 km²
- Densidade: 5.200 pessoas por km²
Situada em um ponto estratégico às margens do rio Zhu Jiang no sul da China, Guangzhou é um importante centro portuário, o que atrai uma grande quantidade de pessoas em busca de trabalho.
10. Cidade do México (México)
- População (aglomeração urbana): 20,4 milhões
- População (município): 9 milhões
- Tamanho: 2.370 km²
- Densidade: 8.600 pessoas por km²
A região metropolitana da Cidade do México é tão grande que ocupa um décimo do Vale do México e reúne mais de 40 municípios. Para completar, cerca de 20% da população mexicana vive ali.
9. São Paulo (Brasil)
- População (aglomeração urbana): 20,9 milhões
- População (município): 12,2 milhões
- Tamanho: 3.043 km²
- Densidade: 6.900 pessoas por km²
A única representante brasileira é obviamente a região metropolitana mais populosa do Brasil, mas também a maior do continente sul-americano, dos países que falam português e de todo o hemisfério sul. Só o município conta hoje com mais de 12 milhões de pessoas. Não é pouca coisa, não!
Conheça quais são os 10 maiores Estados do Brasil
8. Nova York (EUA)
- População (aglomeração urbana): 21 milhões
- População (município): 8,7 milhões
- Tamanho: 11.875 km²
- Densidade: 1.700 pessoas por km²
Considerada a capital cultural do mundo, Nova York é a maior cidade dos EUA. Em seu território são falados mais de 800 idiomas para além do oficial, o inglês.
7. Xangai (China)
- População (aglomeração urbana): 22,1 milhões
- População (município): 17,8 milhões
- Tamanho: 4.015 km²
- Densidade: 5.500 pessoas por km²
A maior cidade da China começou como uma vila de pescadores. Mas isso já faz muito tempo... Hoje, Xangai é o principal centro comercial e financeiro da China Continental, além de ser detentora do maior porto de cargas do mundo.
6. Mumbai (Índia)
- População (aglomeração urbana): 23,6 milhões
- População (município): 18,4 milhões
- Tamanho: 881 km²
- Densidade: 26.900 pessoas por km²
Abrigo dos estúdios de Bollywood, a antiga colônia portuguesa e, posteriormente, britânica, apresenta uma mistura de culturas muito evidente em sua arquitetura.
5. Seul (Coreia do Sul)
- População (aglomeração urbana): 24,3 milhões
- População (município): 9,9 milhões
- Tamanho: 2.745 km²
- Densidade: 8.900 pessoas por km²
Com mais de 2.000 anos de idade, Seul combina áreas com patrimônios históricos e mundiais definidos pela UNESCO e edifícios ultramodernos. Com um enorme sistema de metrô, é considerada a cidade mais conectada do planeta.
4. Manila (Filipinas)
- População (aglomeração urbana): 25 milhões
- População (município): 12,8 milhões
- Tamanho: 1.813 km²
- Densidade: 13.800 pessoas por km²
Palco de diferentes batalhas, Manila por muito tempo esteve sob o domínio espanhol, o que se refletia na arquitetura da cidade. Porém, durante a II Guerra Mundial, quando já estava sob o domínio dos japoneses, sofreu um bombardeio dos EUA que destruiu grande parte das construções antigas. Hoje, após a reconstrução, assemelha-se às cidades norte-americanas.
3. Deli (Índia)
- População (aglomeração urbana): 28,1 milhões
- População (município): 19 milhões
- Tamanho: 2.240 km²
- Densidade: 12.600 pessoas por km²
Deli é o centro político e econômico do norte da Índia, sendo a sede de embaixadas de 160 países. Também é onde está a principal mesquita do país, Jama Masjid.
2. Jacarta (Indonésia)
- População (aglomeração urbana): 34,3 milhões
- População (município): 10,8 milhões
- Tamanho: 3.367 km²
- Densidade: 10.200 pessoas por km²
A capital da Indonésia é tão grande que administrativamente está dividida em 5 partes: Central, Ocidental, Oriental, do Sul e do Norte. Isso sem contar o arquipélago das Mil Ilhas que também fazem parte da cidade.
1. Tóquio (Japão)
- População (aglomeração urbana): 38,5 milhões
- População (município): 13,9 milhões
- Tamanho: 8.223 km²
- Densidade: 4.700 pessoas por km²
A maior cidade do mundo, teoricamente, não é uma cidade. É que o Japão não é dividido em cidades, mas em prefeituras que são um pouquinho mais amplas administrativamente do que as cidades de outros países. Na prática, Tóquio é a mais populosa região metropolitana do mundo e, pelas previsões, continuará no topo por muitos anos.
Leia também: