As 8 maiores religiões no Brasil: quais são, de onde vieram, em que acreditam?


A miscigenação dos brasileiros mostra-se também na sua divisão religiosa, marcada pelo sincretismo entre religiões cristãs e ritos de matriz africana ou indígena.

Na última pesquisa realizada pelo Datafolha, foi revelado que 50% dos brasileiros são católicos, 31% evangélicos e 10% não possuem religião. Confira detalhes e curiosidades relacionadas às religiões mais praticadas no Brasil.

1. Católica Apostólica Romana

Basílica de Nossa Senhora de Aparecida
Basílica de Nossa Senhora de Aparecida

Os números:

Aproximadamente 50% dos brasileiros declararam ser católicos em pesquisa realizada pelo Datafolha.

A Igreja Católica Apostólica Romana é a denominação cristã com o maior número de membros no mundo.

Origem

A sede da Igreja Católica fica na Cidade do Vaticano e é comandada pelo Papa, líder máximo da instituição e responsável por disseminar os dogmas da religião.

O catolicismo foi trazido ao Brasil pela Ordem dos Jesuítas, na época da colonização. Os missionários catequizaram os índios e fundaram escolas, o que ajudou a espalhar a religião pelo país.

Crenças

Os católicos acreditam na Santíssima Trindade, ou seja, em Deus Pai, Filho e Espírito Santo, que ao mesmo tempo em que é três, é um único Deus.

Acreditam que Jesus Cristo é a encarnação do próprio Deus, que revelou-se aos humanos para dar a conhecer a glória, o amor e a misericórdia de Deus. O Cristianismo prega que Jesus morreu crucificado, mas ressuscitou após três dias e ascendeu ao Céu, lavando com o seu sangue todo o pecado da humanidade.

Os católicos também creem que a Virgem Maria e os santos atendem às orações dos seus devotos.

2. Evangélica

culto igreja evangélica

Os números

Cerca de 31% dos brasileiros disseram ser evangélicos na pesquisa.

Origem

O Evangelicalismo é uma designação generalista para as denominações cristãs surgidas após a Reforma Protestante. Embora essas denominações evangélicas tenham uma raiz comum, as subdivisões da religião conseguem ser bastante diferentes entre si. O evangelicalismo pode ser categorizado em três grupos: pentecostais e neopentecostais, evangélicos de missão, evangélicos não determinados.

Crenças

Os evangélicos creem que a Bíblia é a palavra de Deus e que, portanto, deve ser obedecida e espalhada entre os povos. Acreditam que Jesus sofreu e morreu como forma de expiação dos pecados da humanidade.

Os evangélicos não possuem tantos ritos em seus cultos, que são dedicados majoritariamente ao estudo das passagens bíblicas. Diferentemente dos católicos, os evangélicos não acreditam em santos e oram exclusivamente à Jesus.

Pentecostais / Neopentecostais

Igreja Pentecostal

Pentecostais

Além dos preceitos comuns entre as igrejas evangélicas, as igrejas pentecostais pregam o Batismo pelo Espírito Santo.Essa é uma experiência em que as pessoas sentem a presença do Espírito Santo dentro delas ou da igreja, o que leva os crentes a uma forma de adoração festiva ou muito emotiva.

Os pentecostais creem também que o Espírito Santo pode conceder dons divinos às pessoas, como por exemplo a capacidade de “falar em línguas”. Esse ato que ocorre quando uma pessoa começa a falar em uma linguagem desconhecida por ela, com o propósito de transmitir uma mensagem de Deus aos demais crentes.

As principais denominações pentecostais no Brasil são a Igreja Assembleia de Deus, a Igreja do Evangelho Quadrangular, a Igreja Pentecostal Deus é Amor e a Igreja o Brasil para Cristo.

Neopentecostais

Os Neopentecostais surgiram nos anos 70 como uma renovação do movimento pentecostal original. A maior diferença deste movimento para o anterior é a crença de que o cristão tem direito a uma vida satisfatória em todos os aspectos, inclusive o financeiro. Acreditam que as dificuldades da vida estão diretamente relacionadas ao pecado ou à falta de fé.

As igrejas neopentecostais tiveram um grande crescimento no Brasil, principalmente devido a sua presença em comunidades afastadas dos grandes centros urbanos e também pelo grande poder midiático que algumas dessas igrejas detém, como canais de televisão e de rádio.

As principais igrejas neopentecostais no Brasil são a Igreja Universal do Reino de Deus, a Igreja Mundial do Poder de Deus e a Igreja Internacional da Graça de Deus.

Evangélicos de Missão

Igreja Presbiteriana Rio de Janeiro
Igreja Presbiteriana no centro do Rio de Janeiro

As igrejas Evangélicas de Missão são as oriundas do protestantismo clássico e tendem a ter uma visão mais conservadora do evangelho. Fazem parte deste grupo os Luteranos, os Anglicanos, os Batistas e os Presbiterianos.

O nome da denominação vem do histórico que essas igrejas têm de organizar missões de evangelização ao redor do mundo, principalmente em locais remotos ou com pouca presença cristã.

Evangélicos Não-determinados

Outro grupo de evangélicos faz parte de igrejas independentes, que não se enquadram nem no protestantismo clássico, nem nos movimentos pentecostais e podem possuir liturgias muito particulares.

Um exemplo de igreja independente é a Congregação Cristã no Brasil.

3. Não religiosos

O terceiro lugar da nossa lista é ocupado não por uma religião, mas pela ausência dela.

10% dos brasileiros declararam não seguir nenhuma religião na pesquisa do Datafolha.

Os que declararam não seguir nenhuma religião, podem acreditar em Deus, na força do universo ou ter um lado espiritual, mas sentem-se satisfeitos em não seguir nenhum dogma específico.


4. Espíritas

chico xavier
Chico Xavier, um dos principais responsáveis por espalhar o espiritismo no Brasil.

Os números

Os Espíritas representam 3% da população brasileira, segundo a pesquisa, sendo que a comunidade espírita brasileira é a maior do mundo.

Origem

O Espiritismo foi a resposta de Allan Kardec à tentativa de unir a filosofia, a ciência e a religião, como forma de compreender o mundo material e metafísico.

Crenças

Os Espíritas (ou Kardecistas) acreditam na mediunidade, ou seja na capacidade de comunicação entre as pessoas vivas e os espíritos de pessoas já falecidas.

Embora a religião não siga várias das doutrinas clássicas do cristianismo, os espíritas consideram-se cristãos. Eles veem na figura de Jesus Cristo a inspiração para o desenvolvimento moral e para a prática da caridade e, inclusive, usam várias passagens bíblicas para provar a existência da mediunidade. Acreditam que a vida na Terra serve para a elevação espiritual e que os espíritos reencarnam após a morte até que cumpram seu objetivo determinado por Deus.

5. Religiões Afro-Brasileiras

Religioes Afro-brasileiras Umbanda Candomble

Os números

Segundo a pesquisa da Datafolha, 2% dos brasileiros são adeptos de religiões afro-brasileiras. As duas religiões afro-brasileiras com o maior número de adeptos no Brasil são a Umbanda e o Candomblé.

Origem

Durante o período da escravatura, o Brasil recebeu milhões de africanos de diferentes locais e etnias, que foram forçados a conviver, o que gerou uma mistura cultural, linguística e religiosa entre essas pessoas. Houve também uma tentativa de silenciamento da cultura daqueles negros por parte dos Senhores, como eram chamados os brancos escravocratas.

Por isso, as religiões afro-brasileiras, além de terem características de diferentes povos africanos, também têm um grande sincretismo religioso com o catolicismo, religião que era praticada pelos brancos.

Umbanda

A Umbanda mistura elementos do culto aos Orixás africanos, elementos de religiões indígenas e algum sincretismo com o catolicismo.

Os umbandistas creem em um único Deus onipresente, chamado Olorum, nos Orixás e em Entidades espirituais, também chamadas de Guias.

Os Orixás são divindades que controlam elementos da natureza (raios, mar, vento, etc.) ou ofícios humanos (agricultura, pesca, etc.) e que possuem rituais individuais de culto. A adoração aos Orixás inclui vestimenta própria, música, dança e oferta de alimentos e objetos.

A Umbanda trabalha com a incorporação mediúnica, em que as Entidades usam o corpo dos médiuns para comunicarem-se com os praticantes da religião que estão em busca de orientação espiritual. Os umbandistas também usam ervas em rituais de limpeza e de cura, na forma de banhos com a água da infusão das ervas ou na forma de defumação.

festa iemanjá
Fonte: Mídia Ninja

Candomblé

O Candomblé é uma religião que, apesar de também ter sido um pouco influenciada pelo catolicismo, ainda permanece bastante fiel às origens das religiões africanas. Uma explicação para isso é que os rituais do candomblé são fechados aos membros da casa, com exceção de festas em datas comemorativas, em que o terreiro é aberto para visitantes e convidados.

Assim como os umbandistas, os candomblecistas acreditam em um Deus criador e nos Orixás, sendo que a maioria das casas cultua apenas os doze Orixás mais importantes. A noção de certo ou errado, bom ou mau, depende sempre da relação do candomblecista com o seu Orixá regente, já que o que é proibido para um Orixá, pode ser permitido para outro.

Os cultos seguem rituais complexos que envolvem música, dança, indumentária própria, sacrifícios de animais, oferta de comidas e objetos.

6. Outra

De acordo com a pesquisa do Datafolha, 2% da população brasileira pratica outras religiões. Dentre elas, podemos destacar o budismo, o hinduísmo, o islamismo e as religiões esotéricas.

7. Ateu

Os ateus não acreditam que exista um Deus e, geralmente, têm uma visão voltada à ciência. De acordo com a pesquisa do Datafolha, 1% do povo brasileiro se considera ateu.

8. Judaica

Grupo de judeus em Israel.
Grupo de judeus em Israel.

Os números

De acordo com a pesquisa do Datafolha, 0,3% da população brasileira é judaica.

Origem

O judaísmo possui uma história de 3 mil anos de existência, sendo considerada a primeira religião monoteísta do mundo. Junto com o cristianismo e o islamismo, é uma das 3 grandes religiões abraâmicas, apesar de possuir o menor número de fiéis ao redor do mundo (cerca de 15 milhões).

O judaísmo teve início quando Abraão foi ordenado por Deus a abandonar as práticas politeístas e migrar para a terra prometida, Canaã. O neto de Abraão foi Jacó, que gerou doze filhos considerados os fundadores das doze tribos que constituíram o povo judeu.

Crenças

Dentro do judaísmo, a escritura sagrada chamada de Torá é a maior e mais importante referência para suas crenças e práticas religiosas. Os judeus possuem templos chamados de Sinagoga, que reúnem os fiéis para a leitura dos textos sagrados.

O sacerdote destes templos é chamado de Rabino, que possui um papel de mestre ou professor, responsável pelo ensino e aplicação das práticas judaicas.

Veja também: