Tem dias que estamos mais a fim daqueles filmes cabeça, que nos fazem pensar em questões filosóficas, existenciais ou sociais. Pois saiba que na Netflix tem ótimas opções de filmes, dos mais diferentes gêneros, para quem gosta de aliar entretenimento e reflexão. Vamos conferir quais são os melhores filmes para e sobre pessoas inteligentes disponíveis na plataforma de streaming!
Filmes cabeça para pessoas inteligentes
Rustin
- Ano: 2023
- Direção: George C. Wolfe
- Gênero: biografia, ativismo, drama
Sob a produção de Barack e Michelle Obama, o filme biográfico "Rustin" destaca a notável jornada do ativista Bayard Rustin. Homem negro e gay, Rustin superou inúmeros obstáculos na busca pela justiça racial nos Estados Unidos, desempenhando um papel fundamental na organização da histórica Marcha por Direitos em Washington, ocorrida em 1963. Uma narrativa inspiradora que ilumina a coragem e o legado duradouro de um visionário na luta pelos direitos civis.
Nada de Novo no Front
- Ano: 2022
- Direção: Edward Berger
- Gênero: drama, guerra
Indicado aos principais prêmios cinematográficos de 2023, o filme “Nada de Novo no Front” é baseado no romance do escritor alemão Erich Maria Remarque. O longa conta a história de três adolescentes que, movidos pelo ufanismo, se alistam voluntariamente ao exército. No entanto, em meio às dificuldades e atrocidades que se encontram na linha de frente de uma guerra, eles serão confrontados com o horror e a tragédia.
Lucy
- Ano: 2014
- Direção: Luc Besson
- Gênero: ficção científica, ação.
Dirigido pelo renomado realizador francês Luc Besson e estrelado pelos veteranos atores hollywoodianos Scarlett Johansson e Morgan Freeman, “Lucy” é um filme de ficção científica repleto de ação que vai te fazer pensar muito. Na trama, uma jovem estadunidense fica encarregada de transportar drogas para um outro país, mas seu corpo acaba absorvendo a substância e lhe dando poderes sobre-humanos.
Jogo Justo
- Ano: 2023
- Direção: Chloe Domont
- Gênero: drama
Na trama envolvente de "Jogo Justo", conhecemos Emily e Luke, um jovem casal que compartilha não apenas a vida pessoal, mas também o ambiente corporativo de uma empresa de finanças. O desafio surge quando Emily é promovida, desencadeando uma transformação nas dinâmicas do relacionamento. Luke, confrontado com seu ego, decide empreender uma jornada para conquistar destaque profissional, desencadeando uma série de eventos que testam os limites do equilíbrio entre carreira e relacionamento.
A Balada de Buster Scruggs
- Ano: 2018
- Direção: Joel e Ethan Coen
- Gênero: faroeste
Gosta de assistir aos velhos filmes de faroeste? Então com certeza vai gostar de A Balada de Buster Scruggs, formado por 6 contos ambientados no árido e violento Velho Oeste americano. O cenário, as personagens e o formato narrativo são os mesmos dos clássicos do gênero. O que muda é a profundidade filosófica com que alguns temas humanos são abordados.
Roma
- Ano: 2018
- Direção: Alfonso Cuarón
- Gênero: drama
A história da empregada doméstica Cleo e da família de classe média para a qual ela trabalha, além de ser comovente, nos faz pensar sobre o caráter político das relações humanas. Roma é considerado um dos melhores filmes de 2018, tendo conquistado diversos prêmios importantes, dentre os quais 3 Oscars (um deles de melhor filme estrangeiro).
A Incrível História de Henry Sugar
- Ano: 2023
- Direção: Wes Anderson
- Gênero: comédia, curta.
Vencedor do Oscar de Melhor Curta-Metragem em Live-action, “A Incrível História de Henry Sugar” é uma comédia encantadora dirigida pelo premiado cineasta Wes Anderson. Baseado em um conto do mesmo escritor de “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, o filme conta a história de um homem que adquire a habilidade de ver através de objetos e bola um plano para trapacear em jogos de apostas.
Mank
- Ano: 2020
- Direção: David Fincher
- Gênero: drama, baseado em fatos reais.
Neste magistral longa metragem dirigido pelo aclamado realizador David Fincher, somos transportados para a Hollywood da década de 1930, onde acompanhamos a turbulenta vida do visionário roteirista Herman J. Mankiewicz, enquanto ele tenta finalizar o script de um dos filmes mais influentes de todos os tempos: Cidadão Kane.
Estou Pensando em Acabar com Tudo
- Ano: 2020
- Direção: Charlie Kaufman
- Gênero: thriller
Os roteiros dos filmes de Charlie Kauffman são geralmente um prato cheio para diversas análises, interpretações e teorias. Em seu mais novo filme original da Netflix, o diretor apresenta a história de uma mulher que está em uma viagem com o namorado para conhecer os pais dele. Ao mesmo tempo que planeja como terminar o relacionamento, ela vai começar a notar comportamentos muito estranhos nos familiares de seu companheiro.
Moonlight
- Ano: 2016
- Direção: Barry Jenkins
- Gênero: drama
O premiado Moonlight conta a história de Chiron em 3 fases (infância, adolescência e vida adulta), ao longo das quais somos apresentados aos diversos conflitos existenciais que vão formando a personalidade do protagonista. O filme ganhou 1 Globo de Ouro (melhor filme) e 3 Oscars.
O Homem que não vendeu sua alma
- Ano: 1966
- Direção: Fred Zinnemann
- Gênero: drama biográfico
Esse clássico da 7ª arte narra a história de Sir Thomas More, famoso por ter escrito o livro Utopia. More, que era chanceler do rei Henrique VIII, opõe-se ao monarca quando este decide se separar de sua atual esposa para se casar com outra mulher, visando à sucessão do trono. Isso seria uma afronta às leis de Deus, segundo More. Para quem curte filmes históricos, este é um prato cheio. No Oscar de 1967, levou ao todo 6 estatuetas.
Sociedade dos Poetas Mortos
- Ano: 1989
- Direção: Peter Weir
- Gênero: drama
Para quem curte literatura, este filme é absolutamente obrigatório. Destaque para a atuação de Robin Williams, que interpreta John Keating, professor pouco convencional que, com suas aulas apaixonantes e libertárias, desafia os valores conservadores de um colégio preparatório para jovens. Venceu um Oscar, na categoria melhor roteiro original.
O Show de Truman
- Ano: 1998
- Direção: Peter Weir
- Gênero: drama
Show de Truman é um filme que consegue conciliar, num enredo envolvente, diversão e papo-cabeça. A diversão fica por conta dos diálogos e da atuação hilária de Jim Carrey. Mas o filme levanta discussões interessantíssimas sobre o que julgamos ser a realidade e se somos realmente livres numa sociedade marcada pela vigilância e pelo controle.
Birdman ou a Inesperada Virtude da Ignorância
- Ano: 2014
- Direção: Alejandro González Iñárritu
- Gênero: drama, comédia
Riggan Thomson, ex-astro de Hollywood por ter interpretado o super-herói Birdman, tenta readquirir a fama perdida dirigindo uma peça de teatro na Broadway. Mas como lidar com a voz que atormenta sua consciência? Além de adentrar a complexa personalidade do protagonista, interpretado por Michael Keaton, o espectador encontra em Birdman uma visão crítica do mundo das celebridades e do entretenimento.
A Origem
- Ano: 2010
- Direção: Christopher Nolan
- Gênero: ficção científica
Para quem curte roteiros engenhosos e tramas complexas, daquelas que dão curto-circuito na cabeça, então A Origem é o filme certo. Dom Cobb, interpretado por Leonardo DiCaprio, é um invasor de sonhos. Ele é capaz de roubar ou inserir informações na mente das pessoas enquanto elas dormem. Destaque para os efeitos visuais absolutamente extraordinários!
O Menino que Descobriu o Vento
- Ano: 2019
- Direção: Chiwetel Ejiofor
- Gênero: drama
Inspirado no livro de memórias The Boy Who Harnessed The Wind, de William Kamkwamba e Bryan Mealer, o filme conta a história do jovem William Kamkwamba, que apesar de todas as dificuldades se dedica a encontrar soluções técnicas para o problema da fome e da seca na aldeia onde vive, em Malawi, na África.
Take Your Pills
- Ano: 2018
- Direção: Alison Klayman
- Gênero: documentário
Falar sobre drogas é sempre muito importante. Neste caso, o tema são drogas legais, medicamentos como o Adderall, receitado pelos médicos para combater o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). O filme discute, entre outras coisas, a relação entre medicalização e desempenho profissional.
Filmes intelectuais de suspense
Gravidade
- Ano: 2013
- Direção: Alfonso Cuarón
- Gênero: ficção científica, suspense
Gravidade, à primeira vista, pode parecer um filme de ficção científica com roteiro simples e repleto de efeitos visuais. Mas, mais do que isso, Gravidade é um filme que nos faz pensar sobre temas caros à espécie humana, como a solidão, a fragilidade e a superação. Das 10 indicações ao Oscar, venceu em 7 categorias.
O Som ao Redor
- Ano: 2013
- Direção: Kleber Mendonça Filho
- Gênero: suspense, drama
Considerado pela crítica um dos melhores filmes brasileiros dos últimos tempos, O Som ao Redor começa com a chegada de uma milícia a uma rua de classe média da cidade do Recife, onde diferentes histórias acabam se cruzando. O filme trata de questões como a violência urbana, a desigualdade social e a herança colonial brasileira. Imperdível!
Bird Box
- Ano: 2018
- Direção: Susanne Bier
- Gênero: drama, suspense
Num mundo pós-apocalíptico, no qual abrir os olhos em espaços abertos pode ser fatal, Malorie Hayes (Sandra Bullock) luta pela sua sobrevivência e de seus filhos, arriscando-se às cegas por caminhos desconhecidos. O filme é menos óbvio do que outros do gênero. É preciso ficar atento às metáforas e aos significados ocultos nessa trama intrigante.
Veja também:
- Os melhores filmes de suspense para dar nó na sua cabeça
- Os melhores filmes para assistir na Netflix
- Os melhores filmes cult de todos os tempos
- Os melhores filmes inteligentes para assistir
- Os melhores filmes de suspense na Netflix que vão dar aquele friozinho na barriga!
- Os melhores filmes brasileiros de todos os tempos!