Os melhores e mais celebrados livros lançados nas últimas duas décadas que são uma ótima opção de leitura. Livros premiados e de diversos gêneros que valem a pena ler ao menos uma vez na vida.
Leitura de Verão (2022) - Emily Henry
O sucesso de vendas do New York Times, "Leitura de Verão," conquistou recentemente o coração dos amantes da literatura. Na trama, somos apresentados a dois escritores com estilos completamente opostos: January, conhecida por suas histórias com desfechos felizes, e Augustus, cujas obras frequentemente terminam em tragédia para seus personagens. Durante as férias em uma praia, esses dois escritores fazem um pacto para mudar o rumo de suas próximas obras, desencadeando uma história surpreendente entre eles.
Tudo o que eu sei sobre o amor (2022) - Dolly Alderton
Na estreia da escritora britânica Dolly Anderson, somos levados a explorar a mente de uma jovem da geração millennial, enquanto ela enfrenta os desafios, amores, desejos e altos e baixos típicos desse período da vida. Com uma escrita envolvente, "Tudo o que eu sei sobre o amor" rapidamente se tornou um dos livros mais adorados pelos jovens nos últimos anos.
Americanah (2013) - Chimamanda Ngozi Adichie
Identidade, empoderamento, auto-descoberta e primeiro amor são alguns dos temas abordados no best seller Americanah. Na história, Ifemelu é uma adolescente nigeriana que vai estudar nos Estados Unidos. No país, ela identifica questões específicas sobre o que é ser uma mulher negra e imigrante neste novo território e acaba criando um blog para relatar suas experiências. Quando volta para sua terra natal, reencontra o seu primeiro amor, Obinze.
O Som do Rugido da Onça (2021) - Micheliny Verunschk
Vencedor do prestigiado Prêmio Jabuti em 2022, “O Som do Rugido da Onça” é um romance histórico da escritora pernambucana Micheliny Verunschk. Com toques de poesia e investigações jornalísticas, a história é centrada no sequestro de duas crianças indígenas que foram levadas para a Europa no século XIX. Um romance épico e revelador sobre a triste realidade dos povos nativos do nosso país.
Primeira Pessoa do Singular (2020) - Haruki Murakami
O aclamado escritor japonês Haruki Murakami lançou em 2020 a coletânea “Primeira Pessoa do Singular”, livro que reúne oito histórias curtas com temas que passam pela infância, pela nostalgia, pela perda e pela morte. O livro pode agradar tanto os fãs deste cultuado autor quanto os que ainda estão desbravando o seu fantástico corpo de trabalho.
Os Anos (2008) - Annie Ernaux
Vencedora do Prêmio Nobel de Literatura em 2022, a escritora francesa Annie Ernaux possui inúmeros romances publicados no Brasil e o livro “Os Anos” é uma obra fundamental para desbravar o seu aclamado trabalho. Este livro autobiográfico conta a história de um país e de uma mulher ao longo de seis décadas. Uma ótima indicação para quem ama romances intimistas e ao mesmo tempo revolucionários!
O Pintassilgo (2013) - Donna Tartt
Vencedor do aclamado prêmio Pulitzer de ficção, O Pintassilgo é um romance épico que conta a história de Theo, um menino que sobreviveu a um bombardeio quando criança que acabou matando a sua mãe. O menino se apega a um pequeno quadro que roubou durante o acidente e isso acabará marcando sua adolescência e a sua vida adulta, o que colocará sua vida em risco.
Pessoas Normais (2018) - Sally Rooney
A escritora irlandesa Sally Rooney é considerada a voz da geração millenium e seu aclamado livro, Pessoas Normais, é a prova disso. A história envolve dois personagens do ensino médio. Connell é o clássico prodígio do time de futebol e sua mãe trabalha como empregada na casa de sua colega de escola Marianne. Eles acabam escondendo a relação que possuem, mas anos depois, quando estão em Dublin estudando na Universidade, seus destinos serão traçados novamente.
Torto Arado (2019) - Itamar Vieira Junior
Vencedor dos prêmios Jabuti e Oceanos em 2020, este é um dos livros mais vendidos nos últimos anos. O romance do baiano Itamar Vieira Junior conta a história das irmãs Belonísia e Bibiana, que vivem numa fazenda em condições de servidão. Em troca de um lugar para dormir, elas aram a terra, sem receberem salário. A partir desta narrativa, a escravidão e o racismo são abordados, numa análise crítica da realidade brasileira.
Garota Exemplar (2012) - Gillian Flynn
Gillian Flynn se tornou uma das escritoras de suspense mais aclamadas em anos recentes. Seu livro, Garota Exemplar, se tornou um best seller do New York Times e teve uma adaptação para o cinema em 2014. O livro é construído de tal forma que o leitor duvida de todos os personagens a cada capítulo. Neste thriller não linear, acompanhamos a história de Amy, que na manhã do seu quinto aniversário de casamento, desaparece de casa. Seu marido parece ser o principal suspeito, mas segredos vão sendo revelados ao longo da trama.
O Ódio que Você Semeia (2017) - Angie Thomas
Este best seller de Angie Thomas se tornou um grande fenômeno nos Estados Unidos impulsionado pelo movimento Black Lives Matter. A história gira em torno de Starr, uma garota de 16 anos que mora em um bairro periférico e problemático habitado por pessoas negras. Contudo, a jovem estuda em um colégio de classe alta em um bairro onde os residentes são majoritariamente brancos. Quando testemunha o assassinato de seu melhor amigo por um policial, a jovem se tornará uma arma para os dois lados da história.
Sobre a Terra Somos Belos por um Instante (2019) - Ocean Vuong
Ocean Vuong é considerado um dos maiores poetas da atualidade e em seu romance de estreia, Sobre a Terra Somos Belos por um Instante, ele apresenta uma verdadeira carta de amor e confissão para sua mãe. O livro é uma semi-autobiografia das experiências do autor como imigrante vietnamita nos Estados Unidos. Suas lembranças de infância e adolescência são aqui apresentadas como cartas direcionadas para sua mãe, que sendo analfabeta, nunca poderá ler suas palavras.
O Reformatório Nickel (2019) - Colson Whitehead
Vencedor do prêmio Pulitzer de ficção em 2020, O Reformatório Nickel conta a história de Elwood, um jovem negro que possui muitos sonhos, mas que acaba indo parar em um brutal reformatório no sul dos Estados Unidos nos anos de 1960. Carregando as palavras de Martin Luther King em seu coração, o jovem tentará sobreviver às barbaridades que acontecem naquele cruel ambiente.
Temporada de Furacões (2017) - Fernanda Melchor
Este romance político da autora mexicana Fernanda Melchor a consagrou com o Prêmio Internacional de Literatura em 2019. O livro expõe questões como a pobreza do século XXI, a misoginia e outras questões sociais que afetam o México e toda a América Latina. A história se passa em uma pequena cidade fictícia isolada do país, onde um grupo de crianças encontram certo dia um cadáver de uma bruxa.
Pequenos Incêndios Por Toda Parte (2017) - Celeste Ng
Segundo romance da autora estadunidense Celeste Ng, Pequenos Incêndios por Toda Parte se passa na cidade de Shaker Heights no final dos anos de 1990, onde duas famílias acabam criando uma conexão inesperada. Mia Warren chega na cidade com sua filha adolescente e acaba estabelecendo relações com a família dos inquilinos, os Richardson. Mia, no entanto, possui segredos do passado que podem acabar desestabilizando a comunidade à sua volta.
Desesterro (2015) - Sheyla Smanioto
Este é o primeiro romance da escritora brasileira Sheyla Smanioto, que a consagrou com o Prêmio SESC de Literatura em 2015. A história é um retrato da miséria do Brasil através de uma personagem chamada Maria de Fátima, que é marcada pela história de várias gerações que vieram antes dela.
Sing, Unburied, Sing (2017) - Jesmyn Ward
Aclamado romance da escritora norte-americana Jesmyn Ward, Sing, Unburied, Sing expõe de maneira poética as realidades e problemáticas raciais dos Estados Unidos. Com toques de fantasia, o livro conta a história de uma mulher que decide levar os filhos para buscar o marido que está saindo da prisão. Uma série de lembranças, memórias e fantasmas acabam invadindo o livro e somos apresentados a diversas histórias envolvendo personagens do passado.
O Vendido (2015) - Paul Beatty
Paul Beatty é considerado um dos maiores nomes da literatura norte-americana das últimas décadas. Em seu livro, O Vendido, ele apresenta de maneira sarcástica diversas questões raciais que assola os Estados Unidos. O narrador do livro, chamado simplesmente de Eu, tenta salvar a sua cidade realizando um controverso experimento social que consiste em realizar uma segregação racial ao contrário.
Cem Anos de Lenni e Margot (2021) - Marianne Cronin
Uma jovem de 17 anos com um diagnóstico terminal encontra, numa aula de arte, uma idosa de 83 anos que é rebelde e cheia de vida, apesar de estar hospitalizada. Ao perceberem que juntas formam uma bela história de cem anos, resolvem criar uma pintura que retrate a vida, o amor, a esperança e amizade. Essa é uma linda e emocionante história que homenageia as conexões criadas entre as pessoas.
A Biblioteca da Meia-Noite (2021) - Matt Haig
Este livro aborda o famoso “e se...” da vida. Nora encontra numa biblioteca a oportunidade de voltar a episódios passados para ver como teria sido sua vida se tivesse optado por um rumo diferente. Com a experiência, ela vai também aprender muito sobre o momento presente. Este é um livro para quem adora refletir sobre a vida e busca encontrar um pouco de inspiração.
A Amiga Genial (2011) - Elena Ferrante
Elena Ferrante é o pseudônimo de uma escritora italiana que possui sua identidade em segredo. Seus aclamados romances, no entanto, fazem muito sucesso ao redor do mundo, sendo a série Napolitana um grande best seller. O primeiro livro desta série, A Amiga Genial, foi lançado em 2011 e conta a história de duas amigas de infância ao longo de suas vidas em Nápoles.
Marrom e Amarelo (2019) - Paulo Scott
Paulo Scott revela em Marrom e Amarelo diversos aspectos das questões raciais no Brasil. O livro conta a história de dois irmãos que vivem em Porto Alegre, Federico e Lourenço. Os dois possuem personalidades muito diferentes e encaram o preconceito racial de maneiras distintas. O ativista Federico, agora com 49 anos, é chamado para Brasília para discutir as questões das cotas raciais nas universidades brasileiras e se recorda de diversos acontecimentos que passou durante a infância e a adolescência.
Onda (2008) - Suzy Lee
O livro Onda, da escritora e ilustradora sul-coreana Suzy Lee já se tornou um clássico contemporâneo. Premiado pelo New York Times como melhor livro infantil ilustrado no final dos anos 2000, Onda retrata com sutileza diversas experiências da infância ao apresentar uma garotinha tendo diversas sensações e brincadeiras em uma praia.
Dez de Dezembro (2013) - George Saunders
Dez contos fazem parte deste aclamado livro do autor estadunidense George Saunders. As histórias curtas são repletas de reflexões pessoais, fluxos de consciência e passagens muito esquisitas e surrealistas que podem confundir o leitor, mas no bom sentido. Tudo isso, para revelar de maneira bastante peculiar reflexões sobre temas importantes.
Água doce (2019) - Akwaeke Emezi
O romance semi-autobiográfico da escritora nigeriana Akwaeke Emezi revela diversas questões pessoais com um toque de mitologia e fantasia. O livro conta a história de Ada, que nasceu com diversos seres dentro de si. Quando ela vai estudar nos Estados Unidos, um evento traumático acaba sendo a principal razão para a transformação física e mental da garota.
Severance (2018) - Ling Ma
Incluído em diversas listas de melhores livros de 2018, Severance é um romance de ficção do escritor chinês-estadunidense Ling Ma. A história do livro se passa nos Estados Unidos no ano de 2011, onde uma pandemia chamada Febre Shen acaba se espalhando pela população.
Barba Ensopada de Sangue (2012) - Daniel Galera
Se você procura uma boa história de mistério, o livro Barba Ensopada de Sangue, do escritor brasileiro Daniel Galera, pode ser uma ótima opção. Ele conta a história de um professor que, após a morte do pai, acaba se isolando em um balneário em Santa Catarina. No vilarejo, ele vai refletir acerca da sua vida e tentar entender os mistérios a volta do assassinato de seu avô algumas décadas atrás.
Meu Ano de Descanso e Relaxamento (2018) - Ottessa Moshfegh
Neste divertido e sarcástico livro de Ottessa Moshfegh, uma jovem que parece ter tudo em Nova York decide passar um ano em hibernação com a ajuda de medicação prescrita por uma psiquiatra de má índole. Mesmo sendo jovem, bonita e rica, a garota sente um enorme vazio no peito e descontentamento com o mundo.
Pátria (2016) - Fernando Aramburu
Este popular livro do escritor espanhol Fernando Aramburu causou uma verdadeira revolução no País Basco, ao trazer uma história de assassinatos relacionados à organização terrorista ETA. Uma adaptação da história foi produzida pelo canal HBO e teve sua estreia em 2020.
Deacon King Kong (2020) - James McBride
O escritor estadunidense James McBride apresenta nesta novela acontecimentos que se deram em setembro de 1969 nas periferias do Brooklyn. O autor apresenta de maneira vívida a vida das pessoas afetadas após um tiroteio em uma área predominantemente habitada pela comunidade afro-americana e latina.
O Espelho e a Luz (2020) - Hilary Mantel
A autora britânica Hilary Mantel é um dos maiores nomes dentro dos escritores de romances históricos. Em O Espelho e a Luz, acompanhamos a história de Thomas Cromwell, que após auxiliar o rei Henrique 8º a se divorciar de Catarina de Aragão consegue alcançar grandes reconhecimentos dentro da aristocracia. No entanto, novos obstáculos entram em seu caminho a partir daí.
Veja também:
- Os melhores livros para ler antes de morrer
- Os melhores livros de romance de todos os tempos
- Os livros mais vendidos de todos os tempos
- Melhores livros para adolescentes
- Filósofos famosos da história e suas maiores contribuições
- Os melhores livros de fantasia: dos épicos medievais aos romances sobrenaturais