Histórias políticas, aparições em filmes clássicos e, principalmente, donos célebres tornaram alguns dos modelos de relógio da fabricante suíça Rolex serem vendidos por centenas de milhares e até milhões de dólares ao longo da história.
Paul Newman, Marlon Brando e Cristiano Ronaldo são apenas algumas das personalidades que fizeram estes modelos valorizarem no mercado e se tornarem tão icônicos entre os colecionadores de relógios de luxo. Confira alguns dos modelos da Rolex mais caros já vendidos, suas histórias fantásticas e os seus valores exorbitantes!
1. Rolex Paul Newman Daytona (U$17,8 milhões)
Vendido em 2017 na casa de leilão Philips por 17,8 milhões de dólares, o chamado “Rolex Paul Newman Daytona” se tornou o relógio mais caro da empresa suíça. Este modelo de relógio da Rolex não é particularmente raro e nem possui materiais preciosos. O que o torna tão especial e caro é na realidade a sua história.
Internacionalmente conhecido por filmes como “Butch Cassidy” e “Golpe de Mestre”, o ator hollywoodiano Paul Newman era também conhecido nos tablóides pela sua paixão por carros esportivos e por relógios de luxo. O Rolex Daytona foi um presente de sua esposa Joanne Woodard, que gravou a mensagem “Drive Carefully Me” na parte traseira da peça. Além de utilizá-lo em diversas pistas de corrida, Paul Newman também pode ser visto utilizando o relógio no filme “500 Milhas”, onde atuou ao lado de sua esposa em 1969.
2. Rolex Unicorn Oyster Cosmograph (U$5,9 milhões)
O segundo Rolex mais caro já vendido na história ganhou o apelido de “unicórnio”. Isso aconteceu porque poucas pessoas sabiam da sua existência até um leilão que aconteceu no ano de 2013 no qual ele foi apresentado para o público.
Fabricado na década de 1970, o relógio de referência 6265 teve o seu bracelete modificado para uma imponente peça de ouro branco 18 quilates. Esta luxuosa peça foi então vendida no ano de 2018 pelo exorbitante valor de 5,9 milhões de dólares e o dinheiro arrecadado foi doado para a Children Action Foundation. Atualmente, ele está avaliado no valor de 6,1 milhão de dólares.
3. Paul Newman’s Big Red Rolex Daytona (U$5,4 milhões)
O astro do cinema hollywoodiano Paul Newman se tornou uma grande referência para a empresa suíça e muitos de seus relógios pessoais foram vendidos por preços exorbitantes. O terceiro Rolex mais caro desta lista também pertencia ao renomado ator de olhos azuis.
O modelo “Big Red” também foi um presente de sua esposa Joanne Woodard, que pediu para gravarem a mensagem “Drive Slowly, Joanna” (dirija devagar, Joanna) na parte de trás da peça. Newman deu o relógio de presente para a sua filha Cleo em 2008 e, eventualmente, ela o colocou para venda em leilão. O relógio foi então vendido por 5,48 milhões de dólares em 2020.
4. Rolex Bao Dai (U$5,1 milhões)
O primeiro dono do magnífico “Rolex Bao Dai” foi ninguém menos do que Nguyễn Phúc Vĩnh Thụy, o último imperador do Vietnam. Apenas três modelos deste relógio foram desenvolvidos pela empresa suíça. Contudo, apenas o “Bao Dai” foi adornado com cinco diamantes em seu mostrador. A família da dinastia vietnamita já tinha colocado o relógio a venda desde 2002, mas foi em 2017 que ele foi arrematado pelo valor de 5,1 milhões de dólares em um leilão.
5. Rolex Antimagnetique (U$3,5 milhões)
No mundo dos colecionadores de relógios, acredita-se que existam apenas 12 modelos da referência 4113 da Rolex circulando no mercado. Lançado em 1942, o relógio conhecido como “Antimagnetique” foi dado como prêmio para uma competição de corridas pela própria empresa suíça na década de 1940.
Em 2013, ele foi leiloado por 1,16 milhão de dólares e três anos depois, em 2017, foi leiloado por 3,5 milhões de dólares. Uma valorização de mais de 2 milhões de dólares em um curto período de tempo. Este é o poder da Rolex!
6. Apocalypse Now Rolex GMT-Master (U$1,9 milhão)
Dirigido por Francis Ford Coppola, o filme “Apocalypse Now” é considerado até os dias de hoje como um dos maiores clássicos de guerra já realizados por Hollywood. O filme de 1963 foi estrelado pelo ator Marlon Brando e se tornou uma das maiores referências do cinema de todos os tempos.
No filme, Brando pode ser visto utilizando o modelo Rolex de referência 1675 e é por este motivo que quando leiloado em 2019, o relógio foi vendido pelo valor de 1,9 milhão de dólares. Também conhecido como “O Rolex do Apocalypse Now de Marlon Brando”, este modelo não faz parte apenas da história da empresa suíça, mas também da história do cinema mundial.
7. Eric Clapton’s Rolex Cosmography Daytona (U$1,4 milhão)
Considerado um dos maiores guitarristas de todos os tempos, Eric Clapton não tem apenas bom gosto e um bom olho para investimento quando se trata de guitarras, mas também é um visionário quando o assunto é relógios de luxo.
Também conhecido como “Oyster Albino”, o modelo "Cosmography Daytona" foi adquirido pelo artista britânico na década de 1990 e vendido em 2003 pelo valor de 505 mil dólares. Em 2015, doze anos depois, o relógio atingiu a marca de 1,4 milhão de dólares em um leilão de Geneva.
8. Jack Nicklaus Rolex Day-Date (U$1,2 milhão)
Um presente da Rolex para o golfista Jack Nicklaus no ano de 1967, o modelo dourado “Day-Date” foi vendido em um leilão no ano de 2019 pelo valor de 1,2 milhão de dólares. Nicklaus é considerado um dos maiores e mais influentes jogadores de golfe de todos os tempos e utilizou o relógio ao longo de 5 décadas de sua carreira. Dos 18 torneios principais em que foi campeão, Nicklaus utilizou o modelo em 12 destes campeonatos que o consagraram como um dos maiores esportistas de todos os tempos.
9. Rolex Stelline Gold (U$895 mil)
Em italiano, “Stelline” pode ser traduzido como “pequenas estrelas” e é este o apelido carinhoso para um dos modelos mais raros e caros já produzidos pela Rolex. Lançado no mercado na década de 1950, o Stelline foi o primeiro modelo da empresa suíça a apresentar um calendário triplo, fases da lua, dia e data em seu mostrador.
Os modelos com esta referência já foram obtidos por nomes da arte e da moda como Andy Warhol e Karl Lagerfeld. Em 2015, um destes modelos foi arrematado em leilão pelo valor de 895 mil dólares, se tornando um dos relógios Rolex mais caros já vendidos.
10. Rolex GMT Master II Ice (U$485 mil)
Um dos modelos mais caros e recentes produzidos pela Rolex atualmente é o “GMT Master II Ice”. Ele ganhou popularidade nos últimos anos ao ser visto no pulso do jogador de futebol português Cristiano Ronaldo, que o utilizou em uma conferência esportiva em Dubai.
Este luxuoso modelo é feito de ouro branco e adornado com pedras preciosas, em sua maioria diamantes, que formam um padrão de ondas no fundo do mostrador.
11. Rolex Oyster Perpetual (U$440 mil)
Uma peça histórica da Rolex apareceu no mercado de venda em 2011 e causou uma grande controvérsia na ocasião. O modelo especial chamado de “Oyster Perpetual” foi produzido por volta do ano de 1948 e dado de presente ao primeiro presidente da República da Índia, o Dr. Rajendra Prasad, em 1950.
O modelo em questão foi confeccionado com ouro rosa 18 quilates e apresentava em seu mostrador o mapa da Índia. Contudo, quando apareceu como item em um leilão, a família do ex-presidente conseguiu entrar com um pedido de anulação da venda.
12. Rolex Sea-Dweller (U$414 mil)
Outra peça histórica desta lista é o “Rolex Sea-Dweller”, comissionada e personalizada para o sultão Qabus ibn Sa’id Al ‘Bu Sa’id, do Sultanato de Omã. O modelo foi entregue pela empresa suíça para o líder no ano de 1977 e se destacava por apresentar o emblema nacional de Omã em seu mostrador.
13. James Bond Rolex Submariner (U$365 mil)
Este modelo especial da Rolex aparece no clássico filme de 1972 “007 Viva e Deixe Morrer”, estrelado pelo ator britânico Roger Moore. Considerado um grande ícone da franquia Bond, o relógio aparece no clássico filme como não apenas um mostrador de tempo, mas também como uma peça repleta de segredos que auxilia o agente secreto em duas ocasiões da história.
Vendido por cerca de 365 mil dólares, este é considerado o relógio mais caro do mundo que atualmente não consegue mais apresentar as horas. Ou seja, o modelo em questão foi tão modificado pela equipe de filmagem que hoje não realiza a sua função mais básica. Contudo, continua sendo um dos mais caros já vendidos com a marca da empresa suíça.
14. Rolex Platinum Diamond Pearlmaster (U$277 mil)
Adornado com impressionantes 42 diamantes, o “Rolex Platinum Diamond Pearlmaster” foi arrematado em 2011 por mais de 277 mil dólares, entrando para a lista dos Rolex mais caros já vendidos na história da empresa. Esta bela peça é considerada rara entre os colecionadores de relógios, pois faz parte da seleta coleção “Day-Date”.
15. Steve McQueen Rolex Submariner (U$234 mil)
O ator estadunidense Steve McQueen é considerado um dos maiores ícones masculinos de estilo de todos os tempos. Não à toa, seu apelido durante as décadas de 1960 e 1970 era “The King Of Cool”.
Durante a era de ouro de Hollywood, McQueen foi fotografado inúmeras vezes com o seu modelo da Rolex chamado de Submariner. A peça também fez uma aparição no filme de 1971 “As 24 horas de Les Mans”. Em 2009, o modelo usado por este lendário ator foi vendido em um leilão pelo valor de 234 mil dólares, se tornando uma das peças mais caras já vendidas pela empresa suíça.
16. Rolex GMT Master II (U$173 mil)
Um dos modelos mais clássicos da Rolex, o “GMT Master II”, ganhou novas versões no ano de 2021. Recebendo apelidos como “Pepsi”, “Coke” e “Batman”, estes novos modelos apresentam diferentes materiais de confecção, como ouro branco e ouro rosa, e podem variar muito de valor, chegando até às centanas de milhares de dólares.
17. Rolex Pearlmaster (U$87 mil)
Um dos relógios mais caros da Rolex vendidos no mercado atualmente para qualquer comprador é o “Pearlmaster”. O preço desta peça vai variar principalmente pelo valor do diamante na época em que ele for adquirido. Customizável, este modelo também apresenta três opções de pulseiras para os seus clientes. O preço máximo que este belo relógio pode atingir é de 87 mil dólares.
FONTE: Luxe Digital; Net Luxury.
Veja também: